9 de abril de 2016

[RESENHA] Pá de Cal, de Gustavo Ávila


Acordar em um lugar no qual você não conhece e o pior, não lembrar de nada, principalmente do seu nome e o que você é, deve ser a pior sensação do mundo. É essa sensação que os personagens de 'Pá de Cal', livro do autor Gustavo Ávila, que mistura suspense com distopia em uma história de tirar o fôlego!


TÍTULO: Pá de Cal
AUTOR: Gustavo Ávila
Nº PÁGINAS: 40
FORMATO: E-book

SINOPSE: Seis pessoas acordam sem memória em uma vila. Cada uma delas em uma casa, no interior de uma estranha floresta artificial. Em cada casa há uma caixa trancada por seis fechaduras e uma carta, com uma das chaves e um bilhete que diz: "Suas lembranças estão no interior desta caixa. Para abri-la você terá que reunir as chaves das outras cinco pessoas que estão na vila. Se uma pessoa reunir as seis chaves e abrir a caixa, um sistema irá destruir automaticamente o interior das outras cinco. Somente um poderá se lembrar quem é. Boa sorte."




Com uma premissa bastante interessante, 'Pá de Cal' me deixou muito entusiasmado para poder conferir o desfecho da trama, uma distopia criativa e bastante inteligente. Logo de cara, o leitor fica curioso para descobrir quem são as 6 pessoas que perderam a memória e o que acorreu para que elas estejam em uma vila artificial, onde as florestas e as casas são brancas, aliás, tudo é branco. Além disso, o suspense fica solto no ar, pois a qualquer momento algo perigoso pode ocorrer.

A trama é bem construída e os momentos de tensão não param. Porém, não gosto de comparar obras, mas talvez o autor tenha se inspirado na franquia de filmes 'Jogos Mortais'  ao pôr seis pessoas sem memória em um local desconhecido, onde apenas uma poderá garantir suas lembranças. Além disso, há a caixa que contém as lembranças dessas pessoas, que só pode ser aberta com a chave de cada pessoa. Talvez seja apenas pequenas comparações, mas que aprimoraram a obra do Gustavo.

Com uma escrita bem desenvolvida e uma narrativa envolvente, 'Pá de Cal' me surpreendeu do inicio ao fim. Uma história que em primeiro momento tinha um quê de 'Jogos Mortais', mas que tratou de uma tema bastante recorrente atualmente: a felicidade. Se escrever mais sobre isso, estrago o final. Mas aviso que a explicação que o autor deu a toda situação que as 6 pessoas vivenciaram é muito bem feita. Fiquei  realmente surpreendido, não só com a trama, mas com a capacidade do autor em escrever tão bem e criar uma estória arrasadora, digamos assim.

NOTA: 4\5


Ficou curioso para conhecer o Gustavo Ávila? Então siga o autor nas redes sociais e conheça seu livro "O Sorriso da Hiena", um thriller de tirar o fôlego! (clique aqui)

Um comentário:

  1. Pá de Cal é a minha leitura atual e posso dizer que já estou imersa nesse mundo que o Gustavo criou, não consigo parar de ler e já estou ficando triste por está quase concluindo.
    Sua resenha está ótima <3

    www.sincronizaai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir