2 de março de 2016

[OPINIÃO] Companhia das mentiras na seleção de parceiros


Quem nunca mentiu que atire o primeiro livro! A mentira faz parte das nossas vidas, seja das simples mentirinhas às sérias. Mas é muito ruim magoar alguém com tais mentiras, não é mesmo?

Bem, o post de hoje é uma opinião minha em relação às seleções de parceiros que as grandes editoras de livros promovem todos os anos, com o intuito de selecionar blogs e igers que falem a respeito de livros. E o por quê desse post? Porque fiquei muito indignado com a forma dessa seleção, que infelizmente só visou número de seguidores.



Recentemente, várias editoras abriram vagas para a seleção de novos parceiros e na página do Facebook de uma delas havia uma pergunta de um usuário que me chamou bastante atenção. Ele perguntava no post de divulgação para a seleção se havia problema o seu Instagram de livros ser recente e ter poucos seguidores. A editora que publicou Will & Will respondeu que não havia problemas. Isso me fez encher de esperança, pois o Nerd Leitor ainda possui poucos seguidores e então me inscrevi na seleção.

Chegou o dia em que a editora iria revelar os seus selecionados, e claro, o meu blog não foi um deles. E como não é diferente, todos os novos e velhos parceiros possuem vários seguidores em seus blogs e Instagrans. É certo que esses blogs tem qualidade, mas será que os vários outros blogs inscritos com poucos seguidores também não tinham?

Fiquei triste por um tempo, pois quem não gostaria de receber livros recém-lançados de graça, para resenhá-los em seu blog? Mas pense comigo: Se você é uma dessas editoras que abriram vagas para a seleção de parceiros, escolheria um blog com 1500 seguidores ou um com 45, isso no mesmo padrão de qualidade? É lógico que o de 1500!

É bastante triste saber que o critério de seleção está em volta do número de seguidores que um blog tem à mais que o outro. Porém não é somente isso! Uma outra editora, que publicou o livro "A Playlist de Hayden", também selecionou novos parceiros, e um deles era uma conta no Instagram que apenas publicava suas fotos de livros, sem comentários sobre e nada mais, apenas com legendas do tipo "uma bela história." Comecei a rir, pois certamente colocaram uma criança para fazer essa seleção.

Depois de tudo isso, tentei parceria com mais uma editora e mais uma vez não fui selecionado. Até hoje fico imaginando como eles fazem essas avaliações, quais são os critérios para essas seleções e se realmente avaliam todos os blogs e instablogs que se inscrevem. Mais de uma coisa eu sei, não irei parar de publicar no Nerd Leitor por não ter parcerias e com toda certeza irei continuar a comprar livros e resenhá-los para vocês, mesmo com alguns custando o olho da cara. E para finalizar, uma frase qualquer: a mentira pode permanecer escondida por muito tempo, mas um dia a verdade é revelada, mesmo se esse dia nunca chegar.

Qual sua opinião a respeito dessas seleções de parceiros? Me conta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário